Sobre o Programa

 

O Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia iniciou suas atividades no ano de 2010, com a implantação do seu curso de mestrado, autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Sua proposta geral é promover a análise dos fenômenos comunicacionais em sua relação com as práticas culturais e sociais contemporâneas e em suas peculiaridades na Amazônia, aprofundando o conhecimento profissional e acadêmico e possibilitando a formação de pesquisadores na área da Comunicação. 

Situado na Universidade Federal do Pará (UFPA), a maior instituição científica da Amazônia brasileira, este programa  faz parte de um contexto regional dinâmico, ao mesmo tempo repleto de desafios e oportunidades. Como coloca o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPA, “a Amazônia, na condição de periferia nacional e global, precisa superar o padrão colonial imposto pelo mundo desenvolvido, a partir de suas vantagens comparativas, maximizando potencialidades endógenas” (PDI-UFPA, 2011, p.31).

 

Nesse horizonte de escolhas estratégicas, compreendemos que a Comunicação constitui-se uma das dimensões centrais e estruturantes da valoração da experiência social endógena na Amazônia e que, assim, o PPGCOM tem uma função social importante na região, devendo atuar, a partir da sua inserção científica, tecnológica e humanista, como protagonista desse processo. Assim, o programa define sua missão acadêmica e social a partir da missão da UFPA: “Produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade sustentável”


Tanto na experiência social e cultural comunicativa das populações amazônicas, como nos processos comunicacionais e nas formas de midiatização presentes na região, percebemos que as Ciências da Comunicação se encontram particularmente bem posicionadas para compreender, de maneira integrada, os desafios amazônicos, em suas dimensões culturais, políticas, institucionais, econômicas, demográficas, sociais e ambientais. Portanto, em sua interseção com as temáticas culturais e com os espaços amazônicos, o Programa concretiza uma experiência singular de pesquisa, sendo o único no Brasil especializado na conjunção  entre os três seguintes campos de investigação: Comunicação, Cultura e Amazônia.

É importante dizer que a essencialidade da Comunicação e da Cultura na vida humana se torna ainda mais complexa em uma região alvo de variados interesses, inclusive internacionais. Portanto, nesse contexto, o PPGCOM resulta de um movimento pioneiro que, a médio e longo prazos, deverá contribuir para o desenvolvimento da área da Comunicação em âmbito regional, nacional e latino-americano, catalisando a formação de núcleos de produção de conhecimento em outros estados da Amazônia e articulando a construção de redes de pesquisa.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now