Dissertação do PPGCOM UFPA ganha reconhecimento nacional

23 Jun 2020

 

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) foi um dos destaques do prêmio nacional Eduardo Peñuela de Teses e Dissertações 2020, concedido pela Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação – Compós. Na última segunda-feira, 22, a Compós divulgou o resultado e a dissertação “Representação política, gênero e relações de poder: análise de aspectos discursivos da atuação das vereadoras de Belém e Manaus no Facebook”, desenvolvida por Nathália Kahwage, sob a orientação da professora Danila Cal, recebeu Menção Honrosa. Nathália é integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Política e Amazônia (PPGCOM/FACOM) e, atualmente, cursa doutorado no PPGCOM-UFPA.

 

“Recebemos com muita alegria a notícia da menção honrosa pela dissertação da Nathália Kahwage e orientada pela professora Danila Cal. Tanto pelo que ela significa em termos de representação da maturidade e da qualidade das pesquisas desenvolvidas no PPGCOM-UFPA, quanto pela relevância do tema do estudo no cenário nacional e na contribuição para a região amazônica. Sabemos da importância e da pertinência da temática nos âmbitos sociais e políticos no diálogo com a Comunicação e é esse fazer científico no qual acreditamos: democrata e transformador”, declarou a professora Manuela Corral, coordenadora do PPGCOM-UFPA.

 

O Prêmio Eduardo Peñuela foi criado com o intuito de reconhecer o mérito científico das pesquisas acadêmicas e as abordagens inovadoras no campo comunicacional e é concedido pela associação de pesquisa mais importante no campo da Comunicação no país. É a primeira vez que um programa da Amazônia está entre os agraciados.

 

Segundo Nathália, "este reconhecimento é resultado de um esforço não só pessoal, mas coletivo, em especial de uma parceria com a minha orientadora, professora Danila Cal. Como uma construção em conjunto, também teve feedback valoroso das professoras da minha banca de defesa, Elaide Martins, do PPGCOM-UFPA, Marise Morbach, do PPGCP-UFPA, e Flávia Biroli, da UnB, e não menos importante, das trocas enriquecedoras do nosso grupo de pesquisa, o Compoa, e das disciplinas em sala de aula no PPGCOM. É, sem dúvidas, uma vitória simbólica em diversos sentidos: como mulher e amazônida, como mãe e também como jornalista que se divide entre a academia e o mercado de trabalho. Esse prêmio representa o reconhecimento da potência que possuem as pesquisas em Comunicação, na Região Norte do Brasil. Que se abram ainda mais portas para a pesquisa científica amazônica”.

 

Na pesquisa, Nathália analisa a atuação política-discursiva no Facebook de vereadoras de Belém (PA) e de Manaus (AM), representantes da política formal marcada pela marginalização feminina. A dissertação analisou de modo comparativo a produção discursiva audiovisual de vereadoras de Belém e de Manaus, no Facebook, por meio do estudo dos perfis e das fanpages delas.

 

“É uma pesquisa atual e relevante também porque estuda a representação política de mulheres nos legislativos municipais e identifica as transformações sociais e tecnológicas contemporâneas (e sua relação de afinidade), além da valorização de espaços não-formais de atuação política, como as mídias digitais”, destaca a orientadora da pesquisa, professora Danila Cal. “É um reconhecimento importante e que valoriza o trabalho de pesquisa em Comunicação que realizamos na nossa região. Estamos muito felizes com essa conquista!”, comemora Danila que, em 2015, também foi agraciada com o Prêmio Eduardo Peñuela na categoria melhor Tese de Doutorado, defendida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Para ter acesso às teses e dissertações premiadas, clique aqui ou acesse o site da Compós: http://www.compos.org.br/premios.php

 

Para conhecer mais sobre o PPGCOM, clique aqui ou acesse: http://www.ppgcom.ufpa.br/

 

Para conhecer o Grupo de Pesquisa Compoa, clique aqui ou acesse: https://www.facebook.com/grupocompoa

Please reload

Postagens
Recentes
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now