PPGCom realiza Roda de Conversa sobre experiências acadêmicas internacionais

29 Aug 2019

A atividade foi conduzida pela Profa. Phd Carmen Rico de Sotelo (UQAM), que participa de ações do PPGCOM-UFPA voltadas à internacionalização

 

A programação da tarde desta quarta-feira, dia 28 de agosto, referente à Semana de Abertura do Segundo Semestre de 2019 do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA) foi marcada pela Roda de Conve

 

rsa “Trocas acadêmicas internacionais: experiências e circuitos para o aluno de pós-graduação”, conduzida pela Profª PhD Carmen Rico de Sotelo, da Université du Québec à Montreal (UQAM). A atividade contou com a participação de discentes da pós-graduação e da graduação, além de professores do Programa, egressos e participantes externos e integra o Projeto Diálogos mantido pelo PPGCOM-UFPA. 

 

A professora convidada está em Belém durante toda esta semana participando de uma missão acadêmica no PPGCOM, a fim de construir um projeto de pesquisa coletivo entre a UQAM e a UFPA. Sua vinda foi possibilitada por meio do Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI), promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER), cujo último edital o PPGCOM teve uma proposta de pesquisa contemplada.  O objetivo do PACI é promover a parceria entre pesquisadores da UFPA e de instituições de ensino estrangeiras, fortalecendo seus grupos de pesquisa. 

 

Durante a Roda de Conversa, os participantes puderam discutir e refletir não apenas sobre experiências e as implicações das experiências e circuitos acadêmicos, mas também sobre o lugar do outro e de seu próprio lugar enquanto sujeito nesse contexto globalizado. A conversa também levou os participantes a refletirem sobre a Amazônia nos contextos local e internacional, discutindo sobre o papel da mídia e da comunicação em relação aos discursos sobre a região.   

 

De acordo com a professora Carmen de Sotelo, o momento de troca entre ela e os participantes da roda de conversa foi muito proveitoso. “Para mim é muito importante para a minha compreensão do mundo, para a minha compreensão da situação e para a incorporação dessas trocas nas cartografias, nas possibilidades de compreensão e de diálogo com o outro. Eu saio daqui muito enriquecida com as falas e com as questões que a gente colocou, que eu não tinha pensado que ia ouvir aqui. Então, para mim, é fantástico ter tido essa oportunidade”, declarou.

Please reload

Postagens
Recentes
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now