Palestra aborda os desafios à liberdade de imprensa na era digital

3 May 2019

 

A palestra será ministrada na UFPA pela professora norte-americana Jane Kirtley, da Universidade de Minnesota, e faz parte da agenda de reuniões do Grupo de Pesquisa ITA

 

 

A Embaixada dos Estados Unidos da América, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM), da Universidade Federal do Pará (UFPA), realiza a palestra “O desafio à liberdade de imprensa na era digital” ministrada pela professora norte-americana Jane Kirtley, da Escola Hubbard de Jornalismo e Comunicação em Massa da Universidade de Minnesota, com enfoque em ética, mídia e direito.

 

O evento faz parte da agenda do Grupo de Pesquisa Interação e Tecnologias na Amazônia (ITA), coordenado em parceria entre o PPGCOM-UFPA e o PPGCLC (Programa de Pós-Graduação Comunicação, Linguagens e Cultura)  da Universidade da Amazônia (UNAMA). Será realizado na próxima segunda-feira, dia 06 de maio, das 14h15 às 15h30, no auditório do novo prédio do PPGL, próximo da Biblioteca Central e do pavilhão de aulas do Campus Básico da UFPA, no Guamá, e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) da UFPA. A palestra celebra o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa e é aberta à comunidade acadêmica e aos profissionais da área.

 

Realizada com tradução simultânea, a palestra enfocará a situação da liberdade de imprensa no mundo, a experiência da especialista na área, alfabetização midiática e o trabalho que a professora Jane Kirtley vem realizando na Universidade de Minnesota. Após a apresentação, haverá um tempo para as perguntas dos participantes. As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas.

 

Mais informações sobre a convidada -  Jane E. Kirtley é professora de ética, mídia e direito na Escola Hubbard de Jornalismo e Comunicação em Massa da Universidade de Minnesota e coordena o centro de estudos de ética e direito da mídia. Kirtley também é membro do corpo docente da Escola de Direito da universidade e tem realizado cátedras na Universidade de Suffolk e nas escolas de direito de Notre Dame. Ela participou de um programa da Fulbright onde ensinou ética e direito da mídia nos Estados Unidos na faculdade de direito da Universidade da Letónia, em Riga em 2016. Kirtley também escreveu vários artigos como amicus curiae para a Suprema Corte dos EUA, bem como dois livros, muitos capítulos de livros e artigos para periódicos acadêmicos e para a imprensa, incluindo o New York Times, The Conversation e The Guardian.

 

Kirtley atuou como diretora executiva do Comitê de Jornalistas para a Liberdade de Imprensa por 14 anos. Antes disso, foi advogada em Nova York, Virgínia e Washington, D.C., e repórter de jornais em Indiana e Tennessee. Ela foi jurada do Prêmio Pulitzer em 2015 e é um membro de longa data da diretoria da Sigma Delta Chi Foundation. Kirtley graduou-se pela faculdade de direito da Universidade de Vanderbilt, tem bacharelado e mestrado em jornalismo pela escola Medill de Jornalismo da Universidade de Northwestern.

 

Inscrições: formulário

 

Please reload

Postagens
Recentes
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now