Programação diversificada marca a abertura do semestre no PPGCOM

4 Apr 2019

O evento foi realizado nos dias 20 e 21 de março e corroborou as boas-vindas à comunidade acadêmica, sobretudo aos novos mestrandos e aos primeiros doutorandos do programa

 

Chamada de “Seminário Diálogos”, a programação realizada para iniciar as atividades do primeiro semestre de 2019 do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará  foi bastante intensa e diversificada, incluindo abordagens sobre a trajetória do programa, orientação, artigo cientifico e gestão da pesquisa, além da realização do Seminário de Linhas de Pesquisa, Vitrine de Livros e do acolhimento à comunidade acadêmica, sobretudo aos novos discentes das turmas de 2019 – a décima de mestrado e a primeira de doutorado.

 

Esse acolhimento foi bastante enfatizado logo na mesa de abertura, no dia 20, composta pela Prof.ª Dr.ª Iracilda Sampaio, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA;  Prof.ª Dr.ª Germana Sales, Diretora de Pesquisa da Propesp; Prof. Dr. Thomas Fairchild, Diretor-Adjunto do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA; Prof.ª Dr.ª Elaide Martins, Coordenadora do PPPGCOM; MSc. Nathan Kabuenge, representante discente do PPGCOM; MSc. Lorena Esteves, representando a nova turma de doutorado do Programa; e pela mestranda Mayra Leal, representando o Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia (EPCA), evento realizado anualmente pelo PPGCOM.

 

Na oportunidade, a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, Prof.ª Dr.ª Iracilda Sampaio, disse estar emocionada com o evento de acolhida das novas turmas, uma vez que a Propesp tem acompanhado de perto o crescimento do Programa e se orgulha muito de sua trajetória. “Vocês estão de parabéns por entrarem hoje em uma nova era.  O doutorado faz toda a diferença em uma pós-graduação”, declarou e, em seguida, incentivou os novos alunos ao fortalecimento dos grupos de pesquisa a à publicação de conteúdos científicos. Da mesma forma, a Diretora de Pesquisa, Prof.ª Dr.ª Germana Sales, parabenizou à comunidade acadêmica do PPGCOM e falou sobre os editais da Propesp, voltados à publicação qualificada, financiamentos e internacionalização, dentre outros. Ela também ressaltou a responsabilidade do Programa, que é o único da área de Comunicação a ter o curso de Doutorado na Região Norte. “Parabéns e contem conosco”.

 

O Diretor-Adjunto do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA, Prof. Dr. Thomas Fairchild, deu as boas-vindas aos novos alunos também em nome da Diretora-Geral do ILC, Prof.ª Dr.ª Walkyria Magno, e ratificou o compromisso da direção com a ampliação dos espaços físicos do PPGCOM e reforma do prédio que será usado pelo Programa, o antigo prédio do PPGL. Além disso, ressaltou a importância do novo curso de doutorado dentro do ILC. “A experiência do doutorado no instituto é recente e muito importante para a instituição”. Para ele, o crescimento do Programa tem sido rápido graças a um empenho coletivo de docentes e discentes, que culmina com a entrada desta turma pioneira de doutorandos.

 

O representante discente do PPGCOM, MSc. Nathan Kabuenge, é também doutorando da primeira turma do Programa. Ao explicar sobre o processo de elaboração do Estatuto da Representação Discente, ele enfatizou a importância do compromisso dos novos alunos com a construção diária de uma pós-graduação democrática e com o cumprimento dos direitos e deveres dos alunos do Programa. A doutoranda MSc. Lorena Esteves discorreu sobre a honra de integrar a primeira turma de doutorado do Programa. Segundo ela, a turma, por si mesma, fala sobre a diversidade do tecido social que compõe a região amazônica. Já a mestranda Mayra Leal apresentou o Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia (EPCA), enfatizando que o evento, dentre seus objetivos, procura promover o diálogo entre pesquisadores, debater questões relativas à Comunicação e à Amazônia, fomentar o debate cientifico e fortalecer a pesquisa em Comunicação na Amazônia.

 

A Coordenadora do PPGCOM, Prof.ª Dr.ª Elaide Martins, declarou que a programação de abertura do semestre foi pensada e planejada para que todos se sintam acolhidos e agradeceu a participação dos integrantes da mesa e da plateia. Ela ressaltou que esse é um momento não apenas de apresentar o Programa e seus desafios e avanços, mas também as ações da Propesp, do ILC e as oportunidades que os discentes e docentes podem ter por meio da instituição. A professora Elaide também enfatizou o papel da comunidade acadêmica no desafio de manutenção da nota 4 alcançada pelo Programa na última avaliação da Capes, reforçando a importância do desenvolvimento e difusão das pesquisas por meio dos grupos de pesquisas e das publicações qualificadas, como também de ações de internacionalização e promoção do diálogo entre os pesquisadores. “Reafirmamos o nosso papel político e nucleador e a nossa grande responsabilidade em relação à Região”, afirmou. Na sequência, a coordenadora  abordou o tema “PPGCOM em foco: trajetória do programa e seu papel na Amazônia”.

 

Em seguida, foi a vez do Prof. Dr. Fábio Castro com o bate-papo “Metafísica da orientação: conversa sobre práticas e estratégias de orientar e ser orientado na formação acadêmica", trazendo uma reflexão sobre a ideia socrática de aprendizado como diálogo. Na ocasião, o professor, que já orientou mais de 150 trabalhos acadêmicos, trouxe uma abordagem sobre o processo de orientar e ser orientado academicamente, compartilhando, inclusive, as suas próprias experiências como orientando no Brasil, na França e no Canadá, bem como suas impressões sobre o sistema de orientação científica e acadêmica na Inglaterra.

 

A programação do primeiro dia do evento foi encerrada com uma apresentação de livros produzidos por docentes e discentes do Programa, em um momento chamado “Livros na Vitrine”. Cada autor apresentou a sua obra e levou exemplares para compor uma amostra da produção do Programa. Depois disso, houve um coquetel de boas-vindas patrocinado pelos docentes do Programa e um pocket show da cantora Lídia Belo, mestre e doutoranda do PPGCOM da UFPA.

 

Dia seguinte - Pela manhã do dia 21 de março, o segundo dia do evento contou com o bate-papo “Produção de artigos científicos”, conduzido pela Prof.ª Dr.ª Danila Cal, vice-coordenadora do Programa. A professora enfatizou a importância da produção de artigos para a evolução do conhecimento e geração de impacto social. Dentre os assuntos abordados, informações sobre a plataforma Sucupira,  Qualis de avaliação das revistas, estrutura dos artigos e questões éticas envolvendo a produção cientifica.

 

No período da tarde, foi realizado o Seminário das Linhas de Pesquisa do Programa, com apresentação de seus respectivos Grupos e Projetos de Pesquisa. Representando a linha de pesquisa Processos Comunicacionais e Midiatização na Amazônia, estiveram presentes os professores colaboradores Prof.ª Dr.ª Luciana Miranda Costa, Prof. Dr. Manuel José Sena Dutra e Prof. Dr. Luiz Cezar Silva dos Santos, bem como os professores permanentes Prof.ª Dr.ª Netília Seixas, Prof.ª Dr.ª Danila Cal Lage, Prof.ª Dr.ª Elaide Martins e Prof.ª Dr.ª Manuela do Corral. O Prof. Dr. Walter Lima Junior, sediado na Universidade Federal de São Paulo, enviou um vídeo para apresentar o seu grupo e projetos.

 

Já na linha de pesquisa Comunicação, Cultura e Socialidades na Amazônia, apresentaram seus grupos e projetos os professores Prof.ª Dr.ª Célia Amorim, Prof.ª Dr.ª Vânia Torres, Prof.ª Dr.ª Alda Costa, Prof. Dr. Otacílio Amaral Filho, Prof.ª Dr.ª Marina Castro e Prof. Dr. Fábio Castro. A Prof.ª Dr.ª Rosane Steinbrenner e a Prof.ª Dr.ª Rosaly Brito não estiveram presentes pois ambas estavam em cumprimento de agenda acadêmica em outro Estado, mas suas pesquisas foram comentadas pela coordenação do programa. A professora Rosane coordena um projeto de pesquisa construído com a participação de pesquisadores do PPGCOM e da Universidad Javeriana de Bogotá-Colômbia e a professora Rosaly coordena, juntamente com a Professora Danila, o Grupo de Pesquisa Comunicação e Política (Compoa) do PPGCOM.  Para saber mais sobre os Grupos de Pesquisa do Programa acesse: https://www.ppgcomufpa.com/grupos-pesquisa.

 

Já a programação prevista para o terceiro dia do evento, precisou ser adiada em virtude da paralisação de professores e técnicos da UFPA contra a reforma da previdência na sexta-feira, dia 22. A reunião entre a coordenação do Programa e a turma de Doutorado 2019; e a reunião da representação discente com todos os alunos do PPGCOM, novatos e antigos, foram remarcadas. Quanto à atividade ofertada pela professora da Facom-UFPA e mestranda do PPGCOM-UFPA, Suzana Magalhães, intitulada “A gestão do tempo e a organização na Pesquisa em Comunicação”, foi realizada na tarde da terça-feira, dia 26.  Todas as atividades aconteceram no auditório Paulo Mendes do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA e, com exceção das reuniões com os discentes, foram totalmente abertas ao público em geral, reforçando o papel extensionista do Programa e suas ações voltadas para a comunidade em geral.

 

 

 

 

Please reload

Postagens
Recentes
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now