Disciplinas ofertadas no primeiro semestre de 2019

29 Jan 2019

Já está disponível o quadro com as disciplinas que serão ofertadas neste primeiro semestre de 2019 pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCom-UFPA). No total, serão seis disciplinas, sendo uma delas obrigatória e exclusiva para alunos de doutorado*:

 

  • Comunicação, Interação e Tecnologias (45h)
    Profª Dra. Elaide Martins e Profª Dra. Ana Lúcia Prado

    Comunicação, Interação e Interatividade. Inovações na Comunicação. Tecnologias e Redes de sociabilidade. Expressões da Cibercultura. Cultura da convergênciae o panorama conceitual contemporâneo. A natureza transmidiáticae os princípios teóricos e metodológicos. Concepções do jornalismo transmídia
     

  • Comunicação, Política e Relações de Poder (45h)
    Profª Dra. Danila Cal Lage
    Dimensões conceituais política/político. Tensões entre público e privado. Desigualdades e relações de poder. Comunicação e processos sociais e políticos. Estado, esfera pública e sociedade civil. Sistema Político e Sistema Midiático. Representação política. Ações coletivas e Lutas por Reconhecimento. Interrelações entre Internet e Política.
     

  • Estudos Teóricos da Comunicação (45h)
    Profª Dra. Rosaly Brito

    A comunicação e sua dimensão social: dinâmicas relacionais, simbólicas e midiáticas. Fundamentos comunicacionais da vida social, fundamentos sociológicos da comunicação e a globalidade do processo comunicativo. Panorama conceitual: funcionalismo; pragmatismo; teoria crítica; teoria da informação; estruturalismo; abordagens culturalistas e abordagens pós-estruturalistas. Percepção sistemática e cartográfica e os modelos e experiências de pesquisa no campo comunicacional. Questões epistemológicas da Comunicação.
     

  • Comunicação, Cidades e Amazônia (45h)
    Profº Dr. Luiz Cezar Silva dos Santos

    A compreensão do espaço/tempo urbano. Exterioridades e experiências subjetivas citadinas. O “flaneur” e o transeunte. Aportes de antropologia urbana. Diferentes regimes de visibilidade e socialidade na urbanidade contemporânea. Cidades e cidadão imaginados pela comunicação. A cidade midiática. Amazônia revelada e suas cidades: história, economia, particularidades e atravessamentos.
     

  • Comunicação, Socialidade e Intersubjetividade (45h)
    Profº Dr. Fábio Castro

    A comunicação e cultura: fenômenos de socialidade, de intersubjetividade e práticas metodológicas. Interações sociais, afetividades, sensibilidades, memória e esquecimento, representações sociais, o dizer-em-comum e a sensação do estar-junto, identidade e as identificações, gosto no cultural e comunicacional. Práticas de investigação, modelos de pesquisa e compreensão dos fenômenos da comunicação e da cultura no espaço amazônico.
     

  • Estudos Avançados em Comunicação e Amazônia (60h)
    Profª Dra. Alda Costa e Profº Dr. Otacílio Amaral

    *Obrigatória e exclusiva para alunos de doutorado
    Aportes teóricos recentes e transformações contemporâneas da comunicação e da cultura. Os complexos sistemas de comunicação no mundo contemporâneo e suas interfaces com as lógicas e dinâmicas socioculturais. Relações mútuas entre produção, circulação, recepção de sentidos e crítica social. Diversidade cultural, construção de identidades e práticas comunicacionais em distintos contextos sócio-históricos na Pan-Amazônia.
     

ma​trícula de alunos regulares (via SIGAA) e a inscrição de ouvintes (diretamente na secretaria do PPGCom) será entre os dias 01 e 08 de março de 2019. Contudo, os alunos regulares precisam ficar atentos, pois será realizada uma pré-matrícula online para confirmação do interesse nas disciplinas entre os dias 04 e 10 de fevereiro de 2019 (o formulário de pré-matrícula será enviado por e-mail para os alunos regulares).

 

  

Ver em PDF o quadro de oferta de disciplinas e as ementas do 1º semestre de 2019.

Please reload

Postagens
Recentes
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now