Internacionalização: PPGCom recebe professores da Colômbia para discutir a pesquisa em Comunicação

17 Nov 2018

Os pesquisadores José Miguel Pereira Gonzalez e Juan Ramos Martín, da Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá, vão ministrar minicurso, participar de reuniões e do EPCA

 

 

Com a proposta de crescimento e expansão do conhecimento interdisciplinar sobre a pesquisa científica em Comunicação, o Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom), da Universidade Federal do Pará (UFPA), avança em suas atividades com vista à internacionalização. Uma delas é o trabalho conjunto com os pesquisadores José Miguel Pereira Gonzalez e Juan Ramos Martín, professores da Pontifícia Universidad Javeriana de Bogotá, da Colômbia, que passarão a penúltima semana de novembro em Belém para cumprir uma intensa agenda na UFPA.

 

As atividades dos professores colombianos em Belém foram agendadas a partir do Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI), promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER), cujo edital deste ano o PPGCom foi selecionado recentemente. Um dos objetivos do PACI é promover a colaboração e parceria entre pesquisadores da UFPA e de instituições de ensino estrangeiras, como também fortalecer seus grupos de pesquisa.

 

Por isso, o PACI oferece recursos para a realização de reuniões e outras atividades entre grupos parceiros visando a elaboração de propostas de pesquisa que promovam a cooperação interinstitucional e internacional na Pós-Graduação. O programa permite a mobilidade entre os pesquisadores, que podem tanto ir ao exterior como vir a Belém (no caso, os estrangeiros). O PPGCom optou por essa segunda modalidade, uma vez que a mesma permite promover eventos internos com a participação de pesquisadores de instituições do exterior. “É uma forma de beneficiar mais pessoas e envolver toda a nossa comunidade, não somente pesquisadores e docentes, como alunos de graduação e de pós-graduação, egressos, pesquisadores de outras faculdades de Belém, profissionais da Comunicação e demais interessados. Considero uma excelente oportunidade de compartilhar e promover conhecimento”, comenta a coordenadora do PPGCom, Prof. Dra. Elaide Martins.

 

Projeto Coletivo - Dentre suas atividades em Belém, os professores colombianos vão participar de reuniões de trabalho com professores do PPGCom durante toda a semana, com apresentação mútua dos programas e de seus projetos em andamento a fim de conhecer melhor as pesquisas desenvolvidas no PPGCom e no Mestrado em Comunicação da Universidade Javeriana, discutindo e refletindo sobre temáticas, questões territoriais e problemáticas de pesquisa que sejam comuns para os programas de pós-graduação em Comunicação de ambas as universidades.  A ideia é construir um projeto de pesquisa em conjunto, a ser desenvolvido a partir de 2019 e que lance um olhar mais voltado para a realidade da comunicação na Pan-Amazônia. Por isso, como parte da visita, será assinada a Carta de Intenção de Colaboração entre os programas, com o intuito de firmar também um Acordo de Cooperação Internacional entre as duas universidades a fim de continuar investindo em pesquisas conjuntas e gerar vínculos científicos e institucionais.

 

Mais atividades - Além da intensa rodada de reuniões, os professores José Miguel Pereira e Juan Ramos Martín vão ministrar o minicurso “Investigación en Comunicación y Pensamiento Crítico Latinoamericano", durante as tardes dos dias 19 e 20 deste mês, na UFPA.  O curso começa às 14h30 e será realizado no auditório do novo prédio do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), no Campus Básico da UFPA. Para quem não conhece, esse é um prédio de quatro andares, branco e azul, localizado próximo ao ver-o-pesinho, fundos da Biblioteca Central e ao lado dos pavilhões de aula. As inscrições são gratuitas e haverá emissão de certificado aos participantes.

 

O objetivo do minicurso é abordar a pesquisa em comunicação, suas problemáticas, desafios e tendências no âmbito do desenvolvimento de novas metodologias. É voltado para pesquisadores, docentes, discentes (da graduação e pós-graduação), profissionais de comunicação e outros interessados. Além dessa abordagem mais ampla, os ministrantes vão apresentar estudos empíricos sobre a Pan-Amazônia, enfatizando a perspectiva crítica da América Latina dentro do campo de estudos da Comunicação. Ademais, abordarão os desafios contemporâneos, os problemas que surgiram no contexto de retração de espaço público, a diversidade e o pluralismo, o controle nos processos de comunicação, dentre outros.

 

Outra atividade importante dos pesquisadores da Javeriana em Belém é a participação no II Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia (EPCA 2018), evento promovido pelo PPGCom-UFPA e no qual os professores são os convidados para a Jornada de Internacionalização com o tema “Economía política de la comunicación en la Pan-Amazonía: diversidad, pluralismo y alternativas a los modelos de medición”. Esse painel será mediado pela Profa. Dra. Rosane Steinbrenner (PPGCom/UFPA) e acontece às 9h do dia 21.11, 4-feira,  no Auditório do Centro Cultural Sesc Boulevard, em frente à Estação das Docas. Lembrando que tanto esse painel como o minicurso é aberto ao público em geral.

 

Toda essa programação, constituída de debates, reuniões, minicurso e intercâmbios, é importante para promover o diálogo e a troca de conhecimentos entre pesquisadores, professores e estudantes, abrindo novas perspectivas de pesquisas científicas para a Pan-Amazônia. Além disso, promove o estreitamento das relações e as ações desenvolvidas pelos dois programas, reafirmando o esforço do PPGCom e da UFPA em incentivar o intercâmbio acadêmico e construir uma agenda de atividades voltadas para a internacionalização da pesquisa.

 

Mais sobre os pesquisadores

 

 

O professor José Miguel Pereira Gonzalez é coordenador acadêmico da Cátedra Unesco de Comunicação na Colômbia e fundador e atual presidente da Acicom - Asociación Colombiana de Investigadores en Comunicación. É também diretor do curso de Mestrado em Comunicação da Universidade Javeriana de Bogotá e foi diretor do Departamento de Comunicação (1998-2002) e do Curso de Comunicação Social (2002-2006) na mesma instituição. Esse pesquisador é doutorando em Comunicação, Mestre em Filosofia e graduado em Comunicação Social, com estudos em Comunicação para o Desenvolvimento. Suas áreas de pesquisa são: estudos de comunicação, como teorias, métodos e pesquisa, entre outras áreas.  Sua visita à UFPA faz parte das atividades desenvolvidas pelo PPGCom, por meio do Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional-PACI.

 

 

 

Já o professor Juan Ramos Martín também vem a Belém a convite do PPGCom, por meio de sua parceria com a Universidade Javeriana de Bogotá. Sua vinda tem a colaboração da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio de recursos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP). Juan Ramos Martín é doutor internacional de Estado de Direito e Governança Global na Universidade de Salamanca, com especialização em Epistemologias do Sul (CLACSO) e mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidade de Salamanca. Suas investigações científicas focam nas epistemologias do Sul, na teoria crítica, nas redes de comunicação e comunicação comunitária, além da economia política da comunicação. Foi professor na Universidade de Salamanca, além de atuar como professor visitante em várias universidades na Bolívia, no Peru, no Equador e na Guatemala. Atualmente, é professor no curso de Mestrado em Comunicação da Pontifícia Universidad Javeriana de Bogotá, na Colômbia.

 

Serviços:
Minicurso: "Pesquisa em Comunicação e Pensamento Crítico Latino-Americano"

Ministrantes: Pesquisadores José Miguel Pereira Gonzalez e Juan Ramos Martín da UniversidadJaveriana de Bogotá, da Colômbia.
Data e hora: 19 e 20.11.2018, das 14h30 às 17h30.
Local: Auditório do novo prédio do PPGL (Programa de Pós-Graduação em Letras), próximo ao “ver-o-pesinho”, fundos da Biblioteca Central e ao lado dos pavilhões de aula no Básico - Campus Guamá.
Inscrições: Gratuitas e com certificado de participação. Acesse aqui.

 

Jornada de Internacionalização: “Economía política de la comunicación em la Pan-Amazonía: diversidad, pluralismo y alternativas a los modelos de medición”, durante o II Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia-EPCA 2018.
Data e hora: 21.11.2018, às 9h
Local: Auditório do Centro Cultural Sesc Boulevard, na rua Boulevard Castilhos França, em frente à Estação das Docas - Centro.

Mais informações, acesse aqui.

Arte: Elson Santos (PPGCom-UFPA)

Fotos: Divulgação

Texto: Colaboração de Maria Alejandra Romero (PPGCom-UFPA)

 

 

Please reload

Postagens
Recentes
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now