PPGCom/UFPA lança livros sobre comunicação, cultura e pesquisas na Amazônia

19 Sep 2018

 

Três novos livros serão lançados pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCom/UFPA). São eles: "Comunicação e Cultura na Amazônia", "Comunicação e Pesquisa na Amazônia: perspectivas e práticas 1" e "Comunicação e Pesquisa na Amazônia: perspectivas e práticas 2". O lançamento será nesta quarta-feira (19/09), às 16h, no Auditório do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA. Os livros discutem o cenário atual da pesquisa em Comunicação Social na Amazônia, com artigos de autoria de professores e alunos do Programa, da Faculdade de Comunicação, bem como de outros institutos e instituições. 

 

O livro "Comunicação e Cultura na Amazônia" é o quinto volume da série “Comunicação, Cultura e Amazônia” que o PPGCom vem publicando desde 2010 e conta com a organização dos professores Fábio Castro, Otacílio Amaral e Regina Lima. Dividido em dez capítulos, a edição apresenta artigos que discutem temas relevantes da cultura da Amazônia a partir de objetos e sujeitos de pesquisa como Círio de Nazaré, boi de Parintins, cinema Olympia, fotografias, ilustrações, dentre outros. Os artigos são de autoria dos pesquisadores: Otacílio Amaral em coautoria com Regina Alves; Ivone Almeida; Fábio Castro e Marina Castro; Regina Rossetti com Priscila Perazzo e Durval Moretto Jr; John Fletcher e Ernani Chaves; Manuel Dutra e Edenice da Silva; Paulo Faustino e Eva Maués; Antônio Maurício da Costa e Cátia Macedo; Marcello Gabbay e João de Jesus Paes Loureiro.

 

O primeiro volume do livro "Comunicação e Pesquisa na Amazônia: perspectivas e práticas" foi organizado pelas professoras Alda Costa, Célia Amorim e Marina Castro e tem nove capítulos. Diversos temas e diferentes abordagens relacionadas à Comunicação Social são apresentados nos textos, dentre eles, a violência no espaço midiático, questões relativas à semiótica e as mudanças na cena política local. Os artigos foram escritos pelos pesquisadores: Manuel Dutra; Lívia Barbosa; Fábio Castro; Danila Cal; Célia Amorim; Alda Costa, em coautoria com Analaura Corradi, Ana Paula Mesquita, Nathan Kabuenge e Sérgio Ferreira; Otacílio Amaral; Joice Santos em coautoria com Rosaly Brito e Rosane Steinbrenner; e Marina Castro. 

 

Já o segundo volume do livro "Comunicação e Pesquisa na Amazônia: perspectivas e práticas" contou com as mesmas organizadoras e, igualmente, traz à tona debates relevantes sob o enfoque da Comunicação Social na Amazônia. A realidade ribeirinha, a literatura, os veículos de comunicação locais, assim como o cotidiano da cidade são desentranhados por meio das análises apresentadas nos artigos.  Seus oito capítulos foram escritos pelos pesquisadores: Célia Amorim, em coautoria com Alda Costa, Lanna da Silva, Milene Sousa, Mariana da Silva, Gabriel Ferreira, Rogério Silva e Luciana Vasconcelos; Luiz LZ César dos Santos; Marina Castro; Célia Amorim; Vânia Costa; Paulo Jorge Nunes; Lídia Rodarte; e Carolina Venturini Passos. 

 

SERVIÇO:

O quê: Lançamento de livros do PPGCom/UFPA

Onde:  Auditório do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA. Rua Augusto Corrêa 01, Campus UFPA, em frente ao Ginásio de Esportes.

Quando: 19/09/18, 16h.

Mas informações: (91) 3201-7972 / poscomunicacaoufpa@gmail.com

 

Please reload

Postagens
Recentes
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now