Mestrado em Comunicação da UFPA inscreve até 5 de outubro

31 Aug 2018

 

Seleção oferta 22 vagas e terá inscrição exclusivamente online pela primeira vez.

 

O Programa de Pós Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia inicia seu processo seletivo para a turma 2019 nesta segunda-feira, 3 de setembro. Até o dia 5 de outubro, os interessados poderão se inscrever para disputar uma das 22 vagas ofertadas no Mestrado Acadêmico em Ciências da Comunicação. A novidade deste ano é que as inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Sigaa UFPA.

 

Outra novidade é a redução do número de fases da seleção, de cinco para quatro: a inscrição, na qual o candidato deve entregar seu Plano de Pesquisa e Certificado de Proficiência; a prova escrita elaborada a partir de bibliografia indicada no edital; a avaliação do plano de pesquisa, que deve se adequar à proposta e linhas de pesquisa do programa; e por final a entrevista e avaliação do Currículo Lattes. Neste ano, o programa não ofertará prova de proficiência em língua estrangeira, cabe ao candidato entregar o certificado de aptidão em idioma no ato da inscrição. O candidato que ainda não possui a proficiência deve apresentar declaração se comprometendo a apresentar a comprovação em até um ano após a matrícula, caso seja aprovado na seleção.

 

De acordo com a coordenadora do PPGCom, Prof. Dra. Elaide Martins, a seleção deste ano também trará ainda mais autonomia e transparência com as novidades adotadas. “O processo seletivo deste ano traz mudanças importantes, fruto de um esforço coletivo dos docentes do programa em busca de maior transparência e melhores condições de acesso. Dentre essas mudanças, podemos destacar: inscrições feitas exclusivamente pela internet, barema com pontuação de cada critério avaliativo e a ficha do Currículo Lattes preenchida pelo próprio candidato, a ser verificada pela banca a partir dos comprovantes. Isso traz muito mais transparência  à seleção e permite que o candidato se envolva ainda mais no próprio processo”. O edital completo pode ser conferido no site do PPGCom.

 

Minicursos - Para auxiliar os candidatos, o PPGCom ofertará também minicursos durante o mês de setembro. A iniciativa faz parte do projeto Diálogos, em sua vertente metodológica. No dia 17, os candidatos poderão participar de curso de Revisão bibliográfica. No dia seguinte, 18, será ministrado curso de Elaboração de Plano de Pesquisa; e no dia 19, Oficina de Preenchimento de Currículo Lattes. Todas as atividades serão ministradas pela Prof. Dra. Maíra Evangelista de Sousa, bolsista de pós-doutoramento do programa.

 

O Programa - O Mestrado em Ciências da Comunicação da UFPA possui duas linhas de pesquisa: Comunicação, Cultura e Socialidades na Amazônia e Processos Comunicacionais e Midiatização na Amazônia, dedicando-se à análise dos fenômenos de comunicação nesta região. Recentemente, alcançou a nota 4 na última avaliação da Capes, tornando-se o mais bem posicionado na área dentro da Região Norte.

 

Cronograma:

Inscrições - De 03 de setembro a 05 de outubro

Prova escrita - 18 de outubro

Avaliação do Plano de Pesquisa - De 31 de outubro a 05 de novembro

Entrevista e Avaliação do Currículo Lattes - 12 a 14 de novembro

Divulgação da relação de aprovados - 30 de novembro

Divulgação da relação final dos aprovados - 10 de dezembro

Período de pré-matrícula - Janeiro de 2019

 

Please reload

Postagens
Recentes
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now