Conferência sobre transições e desafios no jornalismo com o professor João Canavilhas

31 May 2018

 

João Canavilhas vem pela primeira vez a Belém e ministra conferência na UFPA

 

A convite do Grupo de Pesquisa Inovação e Convergência na Comunicação (InovaCom) e do Grupo de Pesquisa Interações e Tecnologias na Amazônia (ITA), o professor João Canavilhas, da Universidade da Beira Interior (UBI), de Portugal, vai ministrar conferência na Universidade Federal do Pará (UFPA) na tarde da próxima 4ª-feira, dia 06 de junho.

Intitulada "Transições, inovações e desafios no jornalismo para dispositivos móveis",a conferência começa às 16h, no auditório Benedito Nunes, no Campus Básico da UFPA é destinada para estudantes e professores da graduação e pós-graduação, profissionais da área de comunicação e para os demais interessados nas relações entre comunicação e o uso de tecnologias.

 

A conferência também marca o retorno das atividades do Grupo de Pesquisa Interações e Tecnologias na Amazônia (ITA), criado em parceria entre o Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom), da UFPA, e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC), da Universidade da Amazônia (UNAMA). Por meio dessa parceria, o ITA reúne docentes e discentes de pós e da graduação das duas instituições e atualmente é coordenado pelas professoras Elaide Martins (PPGCom/UFPA) e Analaura Corradi (PPGCLC/UNAMA).

 

A professora Elaide Martins, que também coordena o InovaCom, grupo resultante do projeto de pesquisa sobre Jornalismo Transmídia, que reúne mestrandos e bolsistas de Iniciação Científica, fala um pouco sobre a importância desse evento.“Essa conferência é uma oportunidade singular para ampliarmos as discussões que são feitas nesses grupos de pesquisas e nas disciplinas desses programas, procurando compreender as mudanças e desafios que as tecnologias da comunicação descortinam em nosso cotidiano, sobretudo a partir do uso dos dispositivos móveis”, ressalta a professora.

 

O evento é gratuito e aberto a todos interessados e conta com o apoio da Faculdade de Comunicação (Facom) e da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER), da UFPA. Sobre suas expectativas, Canavilhas diz que “esta visita é uma excelente oportunidade para discutir o futuro do jornalismo com os investigadores do ITA, do InovaCom e demais interessados. Pretendemos aproximar as comunidades científicas brasileiras e portuguesas que se dedicam ao estudo das novas tecnologias no jornalismo, esperando-se que desta relação possam surgir candidaturas a projetos e estágios de doutorado e pós-doutorado nos dois lados do Atlântico”.

 

Além da conferência, o professor João Canavilhas, que também é vice-reitor das Áreas do Ensino, Internacionalização e Saídas Profissionais, participa, juntamente com o reitor da UBI, professor António Fidalgo, de uma audiência com o reitor da UFPA, prof. Emmanuel Tourinho, para assinar convênio de cooperação entre as universidades e aproximar as pesquisas e atividades entre essas instituições.  

 

Sobre João Canavihas:

 

Doutor em “Comunicação, Cultura e Educação” pela Universidade de Salamanca – Espanha, é pesquisador e docente na Faculdade de Comunicação e vice-reitor para as Áreas de Ensino, Internacionalização e Saídas Profissionais na Universidade da Beira Interior (UBI), em Covilhã, Portugal. Integra o Labcom/IFP na UBI, onde investiga os variados aspectos das relações entre comunicação e tecnologias.

 

É autor da tese “Webnoticia: propuesta de Modelo periodístico para la WWW”, uma importante contribuição para a identificação de uma linguagem convergente para o Webjornalismo. Além disso, escreveu diversos artigos científicos como: “Webjornalismo: da pirâmide invertida à pirâmide deitada” e “Jornalismo Transmídia: um desafio ao velho ecossistema midiático”. Canavilhas também participou da organização de vários livros, dentre eles, pode-se destacar o “Notícias e Mobilidade: o jornalismo na era dos dispositivos móveis”, “Jornalismo para dispositivos móveis: produção, distribuição e consumo” e o “Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença”, no qual também é autor do capítuloHipertextualidade. Para a produção deste último livro, Canavilhas convida sete autores, de sete países diferentes, para dissertar sobre cada uma das característicasque marcam e diferenciam o Webjornalismo.

 

O trabalho de pesquisa do professor concentra-se no domínio do jornalismo online, do jornalismo para dispositivos portáteis e da narrativa jornalística para Web. A repercussão de sua obra tem servido de referência para diversos trabalhos acadêmicos em âmbito nacional e internacional. 

 

Serviço:

Conferência: "Transições, inovações e desafios no jornalismo para dispositivos móveis".

Local: Centro de Convenções Benedito Nunes, dia 06 de junho de 2018, 4ª-feira, às 16h. Entrada Franca.

Texto – Glenda Duarte (Grupo de Pesquisa Inovação e Convergência na Comunicação –InovaCom - UFPA)

Arte - Márcio Novelino (Oficina de Criação – Facom- UFPA)

Foto – Divulgação

Please reload

Postagens
Recentes
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now