Semana de Integração dá início à série de debates

1 Nov 2017

Publicado originalmente em 02 de março de 2016

 

Para oferecer aos mestrandos um panorama sobre discussões da Comunicação, o Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) promove de 02 a 04 de março, a Semana de Integração, com palestras do Projeto Diálogos, tendo as vertentes Diálogos Contemporâneos, Diálogos Metodológicos e Diálogos Amazônicos. As palestras ocorrem às 15h, na sala 6, do PPGCom.

O objetivo da Semana é fazer com que os pós-graduandos estabeleçam diálogos entre pesquisadores e pesquisadores, a fim de realizar reflexões. O evento é voltado para contribuir com os conhecimentos dos alunos sobre perspectivas teóricas, objetos, metodologias, relacionadas à área da Comunicação.

 

Nesta quarta-feira, 02, foi realizada a palestra “O passageiro, o passante, o flâneur, a comunicação visual e o consumo contemporâneo na grande cidade”, pelo Prof. Dr. Relivaldo Pinho. O tema fala sobre o flâneur, aquele que passa pela cidade e a contempla, que a vive e a consome. A palestra é realizada no âmbito do Diálogos Contemporâneos e o objetivo foi de ressaltar no que esse personagem se torna da modernidade.

Na perspectiva dos alunos, a palestra permitiu a compreensão de vieses relevantes para a formação do pensamento. A mestranda do PPGcom, Luciana Hage, afirma que iniciativas como essa são necessárias para estes momentos iniciais. “O importante dentro dessa integração é a possibilidade de ter mais contatos com assuntos que a academia vem discutindo sobre a Comunicação. Assuntos que aparentemente não estão muito próximos de nós, essa comunicação mais filosófica, que provoca o pensamento”.

Já o graduando em Comunicação Social - Jornalismo, Kristopher-Jon Samuel, que pretende ingressar no Programa, fala sobre o tipo de reflexão que a palestra proporcionou. “O que me interessou foi pensar em como essa configuração do flâneur mudou, desde a sua concepção enquanto característica do passado, até os hoje. Mas também é interessante pensar em como esse flâneur está inserido nesse processo de modernização da vida civilizatória, sobretudo, quando você pensa as cidades desenvolvidas e as cidades peripécias, como na América Latina, na África e no Caribe, por exemplo”.

De acordo com Alda Cristina Costa, vice-coordenadora do Programa e coordenadora do Projeto Diálogos, a Semana é relevante, sobretudo, para os mestrandos que ingressam neste semestre. “O aluno que está chegando, está cheio de dúvidas. Por isso, essa Semana tem a finalidade de inseri-lo no mundo da pesquisa, trazendo pesquisadores para relatar como pensar o objeto de pesquisa, entre outros, e trazendo temáticas que façam parte do objeto da Comunicação”, informa a vice-coordenadora.

 

Próximas palestras

 

O projeto Diálogos, a partir do qual as palestras são realizadas, foi implantado em 2014 pelo PPGCom e já contou com diversas edições desde a sua criação. As próximas palestras estão ligadas às vertentes Diálogos Metodológicos, que aborda as metodologias utilizadas na pesquisa em Comunicação, e Diálogos Amazônicos, que aborda experiências e problemáticas de pesquisa na região amazônica.

No Diálogos Metodológicos, haverá na próxima quinta-feira, 03, a palestra “Duas ou três coisas sobre a fotografia na Arte Contemporânea e um artista brasileiro: Miguel Rio Branco”, com o Prof. Dr. José Mariano Kalutau de Araújo Filho. E no Diálogos Amazônicos, a palestra “As rádios comunitárias e as experiências comunicacionais na Amazônia”, com a Prof.ª Dr.ª Rosane Albino Steinbrenner, que também é diretora da Faculdade de Comunicação (Facom/UFPA).

Please reload

Postagens
Recentes
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now