PPGCom realiza Seminário Interno de Avaliação da Turma 2016

1 Nov 2017

Publicado originalmente em 11 de maio de 2017

 

Terminaram nesta quinta-feira, dia 11, as apresentações do Seminário Interno de Avaliação da Turma 2016 do PPGCom. O evento é uma oportunidade para os alunos terem seus projetos de Dissertação de Mestrado avaliados por bancas formadas por professores do PPGCom e convidados externos, como também para que os demais discentes do programa possam conhecer e aprender com as pesquisas desenvolvidas pelos colegas. Ao todo, 18 alunos apresentaram os dossiês de seus trabalhos para bancas avaliadoras e para o público em geral.

 

No primeiro dia de Seminário, dia 9, nove alunos apresentaram seus projetos para bancas compostas pelo orientador de cada aluno e professores convidados. Pela manhã, os alunos Luciana Gouvêa Hage de Castro, Victor Lopes de Souza e Marcelo José Mendes da Silva expuseram seus trabalhos. Luciana Hage apresentou o projeto “Ciberfeminismo: Cidadania e discursos de poder na contemporaneidade”, orientado pela Profª Drª Célia Regina Trindade Chagas Amorim, e Victor Lopes o trabalho intitulado “Webséries belemenses e suas narrativas sobre o contexto urbano”, com orientação do Prof. Dr. Otacílio Amaral Filho. Os professores Fábio Castro e Vânia Costa foram os convidados de ambas as bancas. Por fim, Marcelo apresentou o trabalho “Amazônia: versões representativas e mercadológicas: Análise do Discurso no documentário Amazônia S/A.”, orientado pelo Prof. Dr. Otacílio Amaral Filho, cuja banca teve os professores Luiz Cezar e Vânia Torres como convidados.

 

Pela parte da tarde, mais seis alunas participaram do Seminário. Larissa Pereira Santos apresentou o dossiê do trabalho “OS DISCURSOS SOBRE A VALE S.A. NA AMAZÔNIA: Análise dos portais de notícias ORM News e Imirante.com e dos sites da Rede Justiça nos Trilhos e Vale S.A.” para a orientadora, Profª Drª Netília Silva dos Anjos Seixas e para as professoras Guaciara Freitas e Danila Cal. Já a discente Mariana Costa Castro, orientada pela  Profª Drª Elaide Martins da Cunha, apresentou o projeto “Jornalismo transmídia: convergência e desafios para a narrativa jornalística contemporânea”, avaliado pelas professoras convidadas Alda Costa e Danila Cal. A discente Ana Caroliny do Nascimento Pinho apresentou o projeto “Midiatização e o discurso de ódio nas narrativas televisivas paraenses sobre violência: (Des)construção e reconstrução de sentidos sobre Direitos Humanos”, cuja banca foi composta pela orientadora Profª Drª Alda Cristina Costa e pelas professoras convidadas Vânia Torres e Danila Cal.

 

Em seguida, a aluna Marília Jardim de Figueiredo também apresentou o seu trabalho “COMUNICAÇÃO E SOCIALIDADES NO ESPAÇO SÃO JOSÉ LIBERTO: processos identitários sobre a Amazônia”, orientado pela Profª Drª Alda Cristina Costa e avaliado pelos professores Fábio Castro e Vânia Torres. Ana Paula de Mesquita Azevedo expôs o projeto “TROCAS COTIDIANAS SOBRE A VIOLÊNCIA: experiências comunicativas entre as vítimas e as narrativas do jornalismo policial em Belém do Pará”, que também tem orientação da Profª Drª Alda Cristina Costa e foi avaliado pelas professoras convidadas Célia Amorim e Andreia Pontes. Encerrando o primeiro dia de Seminário, a aluna Adriana do Socorro Campos de Lira apresentou seu projeto intitulado “COLETIVO TELA FIRME: Alternativas de cidadania na periferia e no ciberespaço”. A banca avaliadora foi composta pela orientadora,  Profª Drª Célia Regina Trindade Chagas Amorim e pelas professoras convidadas Alda Costa e Vânia Torres.

 

Na quarta-feira, segundo dia do Seminário Interno de Avaliação, ocorreram mais seis apresentações. O aluno Tarcízio Pereira Macedo, orientado pelo Prof. Dr. Otacílio Amaral Filho, apresentou o projeto “Jogando com o espetáculo: a dimensão espetacular e as apropriações de jogadores de League of Legends”. Quem avaliou o dossiê foram os professores convidados João de Jesus Paes Loureiro e Alda Costa. Raoni Lourenço Arraes apresentou “A Lente Intersubjetiva: um estudo etnográfico do movimento fotográfico de Belém do Pará”, projeto orientado pelo Prof. Dr. Fábio Fonseca de Castro e avaliado pelas professoras convidadas Alda Costa e Rosaly Brito. Já Elaynia Cristina Vicente Ono expôs o projeto “Comunicação científica na Amazônia: análise dos Boletins Científicos do Museu Paraense Emílio Goeldi”, orientado pela Profª Drª Guaciara Barbosa de Freitas e avaliado pela professora convidada Netília Seixas e Maria Ataide Malcher..

 

Durante a tarde, as apresentações foram dos alunos Felipe Jailson Souza Oliveira Florêncio, Thaís Christina Coelho Siqueira e Natália Cristina Rodrigues Pereira. Felipe apresentou o trabalho “DEPOIS DE TODO ESSE TEMPO? SEMPRE: interações comunicativas e narrativização de experiências estéticas com a série Harry Potter”, orientado pela Profª Drª Maria Ataide Malcher, cuja banca foi composta pelas professoras Guaciara Freitas e Netília Seixas. Com o  projeto intitulado “COMUNICAÇÃO, ENUNCIAÇÃO E MEMÓRIA: Belém e seus sujeitos nas fotografias de revistas”, a aluna Thaís Siqueira teve o seu trabalho avaliado pela banca composta por sua orientadora, Profª Drª Netília Silva dos Anjos Seixas, e pelas professoras Guaciara Freitas e Ataíde Malcher. O último trabalho apresentado nesta tarde, “Design vernacular: a comunicação visual informal no cotidiano da Amazônia”, foi apresentado pela aluna Natália Pereira e teve a banca formada pela orientadora Profª Drª Célia Regina Trindade Chagas Amorim, e pelos professores convidados Fábio Castro e Otacílio Amaral.

 

No último dia do Seminário, quinta-feira, ocorreram as três últimas apresentações. A aluna Rosa de Fátima de Souza Cardoso expôs o trabalho “Município Verde: estratégias comunicacionais no pacto institucional em Paragominas”, orientado pela Profª Drª Luciana Miranda Costa e avaliado pelos professores convidados Célia Amorim e Otacílio Amaral. Rodrigo Wallace Cordeiro dos Santos apresentou o projeto “O Silenciamento das sociedades Indígenas na filmografia de Jean Manzon”, cuja banca avaliadora foi composta pela orientadora, Profª Drª Ivânia dos Santos Neves, e pelos professores convidados Otacílio Amaral e Marcela Gonçalves. A aluna Rebecca dos Santos Lima encerrou o Seminário apresentando o trabalho “A experiência estética em um box de Crossfit”, orientado pelo Prof. Dr. Fábio Fonseca de Castro e avaliado pelas professoras convidadas Elaide Martins e Manuela Corral.

Please reload

Postagens
Recentes
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now