PPGCom publica edital para Processo Seletivo 2017

1 Nov 2017

Do dia 12 de setembro até o dia 31 de outubro de 2016, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia – PPGCOM/UFPA, permanece com as inscrições abertas ao Processo Seletivo para a Turma 2017 do mestrado acadêmico em Ciências da Comunicação.  São 22 vagas ofertadas nas duas linhas de pesquisa do programa: Comunicação, Cultura e Socialidades na Amazônia  (11 vagas) e Processos Comunicacionais e Midiatização na Amazônia (11 vagas).

Com a proposta de promover a análise dos fenômenos comunicativos, tal como a relação dos mesmos com as práticas sociais e culturais contemporâneas na Amazônia, o Programa foi recomendado pela CAPES em 2010 e já formou 5 turmas, garantindo competências científicas para produção de conhecimento na área da Comunicação e atuação como professores e pesquisadores.

A linha de pesquisa Comunicação, Cultura e Socialidades na Amazônia se propõe a investigar o papel da comunicação nas experiências culturais das sociedades amazônicas; os fenômenos de socialidade, produção e reivindicação das identidades; o imaginário, a intersubjetividade e a confrontação entre as formas de poder e de resistência social experimentadas pelas populações amazônicas. Já a linha de pesquisa Processos Comunicacionais e Midiatização na Amazônia se dedica à análise dos processos comunicacionais no contexto amazônico em seus aspectos de produção, circulação e recepção. Essa linha de pesquisa se dedica à compreensão dos processos comunicacionais em diversos âmbitos, que envolvem sujeitos e instituições em suas atuações, interações, usos e apropriações de meios, práticas e estratégias comunicacionais.

Para participar do processo, o candidato deve, antes, realizar a prova em Inglês, Francês ou Espanhol do Exame de Proficiência em Leitura em Línguas Estrangeiras (PROFILE). Para isso, deve se inscrever diretamente na Coordenação do Profile. Mais informações no sítio http://www.ufpa.br/profile.

Podem se inscrever ao processo de seleção ao Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia, os graduados em nível superior com o grau de bacharelado em Comunicação ou áreas afins ou em licenciatura em áreas afins, reconhecidos na forma da lei.

O Curso funciona de forma integral e tem duração de 12 meses, no mínimo, e o tempo máximo para a defesa da dissertação é de 24 meses. O candidato pode se inscrever pessoalmente na Secretaria do Programa ou pelos Correios (endereço no edital).

 

O candidato pode ter acesso ao material bibliográfico no centro de cópias, localizado na entrada do Instituto de Letras e Comunicação, pasta denominada Processo Seletivo PPGCOM 2016.

 

Para mais informações sobre documentação, taxa de pagamento e processo de seleção, baixe o edital AQUI.

Please reload

Postagens
Recentes
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now