PPGCom e Facom em mais dois congressos de Comunicação

1 Nov 2017

Publicado originalmente em 22 de dezembro de 2016

O PPGCom e a Facom estiveram representados em mais dois importantes eventos de Comunicação, desta vez ambos realizados neste mês. O primeiro foi o IX Simpósio Nacional da ABCiber, que aconteceu na PUC-São Paulo, de 8 a 10 de dezembro, para o qual a mestranda Mariana Castro, em co-autoria com sua orientadora, a prof. Dra. Elaide Martins, produziu o trabalho "Multiplicidade e relações de poder: participação do público no fazer jornalístico". No artigo, as autoras discutem a questão da participação do público na produção de conteúdo para produtos jornalísticos e as disputas de poder que se estabelecem entre organizações de comunicação, jornalistas e público, utilizando os conceitos de multiplicidade (Jenkins, 2009), interatividade (Rost, 2014) e autocomunicação de massa (Castells, 2015).

 

O segundo evento foi o I Seminário Internacional de Pesquisa em Midiatização e Processos Sociais, realizado na Unisinos, em São Leopoldo, RS, no qual foram apresentados quatro trabalhos do PPGCom e Facom, envolvendo professores, mestrandos e bolsistas de iniciação científica.  Um dos trabalhos  também foi produzido em co-autoria pela mestranda Mariana Castro e sua orientadora Elaide Martins, intitulado "Entre o falatório, a conversação informal e a recontagem da notícia: midiatização e multiplicidade nos comentários do G1 PA". O artigo faz uma discussão entre os conceitos de falatório (Heidegger, 2005), conversão informal mediada por computador (Recuero, 2008) e multiplicidade (Jenkins, 2009), procurando identificá-los na seção de comentários do G1 Pará. A análise foi feita a partir da coleta de dados realizada dentro do projeto de pesquisa “Apropriações da narrativa transmídia pelo jornalismo: novas relações, formatos e processos produtivos”, coordenado pela professora Elaide Martins.

 

Outro trabalho que também resultou de um projeto de pesquisa é o artigo “Estratégias de Enunciação e Critérios de Noticiabilidade em Fanpages de Portais de Notícia na Amazônia", produzido em co-autoria pela professora Netília Seixas (coordenadora do projeto) e pelo gradudando Rodrigo Avelar, a mestranda Thaís Siqueira, e a graduanda Lorena Emanuele, bolsista de iniciação científica. O trabalho consistiu na observação do modo como algumas as fanpages dos veículos "Diário Online", "ORM News" e "O Liberal Jornal" se apropriam de recursos para divulgação de notícias, com base nos critérios de noticiabilidade de Traquina (2008) e nos estudos sobre enunciado e enunciação de Verón (2004).

 

O mestrando Felipe Jailson apresentou o trabalho “Harry Potter em tempos de midiatização: uma experiência interacional no aplicativo Snapchat”. Já o trabalho “Uma Amazônia cristalizada sob uma narrativa midiática”, apresentado pela mestranda Rebecca Lima, analisa processos comunicacionais em ambientes virtuais que envolvem a atuação de agentes engajados na reprodução hostil de discursos estigmatizados acerca da população da Amazônia. Confira nos links abaixo os resumos dos artigos apresentados.

 

Felipe Jailson: http://www.midiaticom.org/pdf/GT_05_-_O_gesto_cultural_pela_midia.pdf

 

Lorena Emanuele, Rodrigo Avelar e Thaís Siqueira; Rebecca Lima: http://www.midiaticom.org/pdf/GT_08_-_Redes_digitais_e_seus_processos_sociais.pdf

 

Mariana Castro: http://www.midiaticom.org/pdf/GT_12_-_Interacoes_e_seus_atores.pdf

Please reload

Postagens
Recentes
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now