PPGCom adota ações afirmativas no Processo Seletivo 2017

1 Nov 2017

Publicado originalmente em 11 de outubro de 2016

 

Pela primeira vez desde a sua criação, em 2010, o PPGCom adota medidas afirmativas em seu edital de seleção para o Mestrado. No Processo Seletivo para a turma de 2017, quatro das 22 vagas disponíveis para as duas linhas de pesquisa do PPGCom serão destinadas para o sistema de cotas. As quatro vagas especiais serão distribuídas da seguinte maneira: uma vaga para pessoas pretas; uma vaga para pessoas indígenas; uma vaga para pessoas com deficiência e uma vaga para servidores (técnicos e docentes) da UFPA.

 

No Brasil, a adoção de políticas afirmativas nos Programas de Pós-Graduação está prevista na portaria normativa 13/2016, do Ministério da Educação, e algumas instituições já começaram a implantá-las com sucesso. Segundo o professor Fábio Fonseca de Castro, coordenador do PPGCom, os Programas de Pós-Graduação da UFPA - em especial os de Antropologia (PPGA) e Sociologia e Antropologia (PPGSA), já estão dando exemplo.  “Também existe um indicativo da UFPA para que todas as Unidades, na medida do possível, implementem uma política de ações afirmativas. Então, nós acreditamos que o PPGCom também deveria fazer parte disso e decidimos adotar o sistema de cotas”, explica o professor Fábio. Para ele, a adoção de medidas afirmativas é de grande importância, já que dá chances iguais aos candidatos. Além disso, é um mecanismo para tentar reparar a dívida histórica que nosso país tem com grande parte das minorias.

 

Os interessados em concorrer às vagas especiais deverão declarar e justificar seu interesse no Formulário de Inscrição anexo ao Edital de Seleção. A aprovação do candidato nas vagas especiais não garante o acesso às bolsas de estudo disponíveis no Programa e, no caso de não preenchimento das vagas especiais, elas serão destinadas aos demais candidatos inscritos no processo.


As inscrições para o Processo Seletivo 2017 do PPGCom podem ser feitas até o dia 11 de novembro na secretaria do Programa ou através dos correios. Para mais informações, acesse o Edital em https://goo.gl/LBYg9c

Please reload

Postagens
Recentes
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now