Diálogos Metodológicos recebe Prof. Luiz Cláudio Martino

1 Nov 2017

Publicado originalmente em 10 de maio de 2015

 

Nos dias 7, 8 e 9 de maio, o Prof. Dr. Luiz Martino, da UnB, ministrou o curso "Epistemologia da Comunicação" na UFPA, através do Projeto Diálogos Metodológicos do PPGCom. O pesquisador debateu a importância do estudo da Comunicação como uma ciência própria e quais as delimitações do tema.

 

Começando pela fotografia, Martino desenhou um panorama das transformações comunicacionais causadas pela introdução gradual dos meios técnicos na pratica da mídia em massa. O professor também enfatizou as diferentes finalidades que podem ser dadas às linguagens. Ele exemplificou citando o fazer cinematográfico, que foi utilizado para a ciência (Eadweard Muybridge), para a documentação (irmãos Lumière), para a arte (Georges Méliès) e para o jornalismo (Charles Pathé).

 

A notícia, segundo Martino, fala sobre o que acontece, não por curiosidade individual, mas pela vida em sociedade. O pseudoacontecimento é a notícia que é formulada quando os acontecimentos do mundo não são o suficiente. Ou seja, quando a noticia e produzida pelo homem. O professor apontou a problemática do determinismo tecnológico, da crença acusatória (não teórica) de que a tecnologia que molda a sociedade.

 

Para assistir o curso completo acesse o nosso canal: https://goo.gl/yzgcDO

 

Leia também a entrevista com o professor Luiz Cláudio Martino, publicada na edição de outubro/novembro de 2014 do jornal Beira do Rio, no link.

Please reload

Postagens
Recentes
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now