Bolsistas de Comunicação apresentam trabalhos no XXVII Seminário de Iniciação Científica da UFPA

1 Nov 2017

 

A  sessão de Comunicação do XXVII Seminário de Iniciação Científica da UFPA (Seminic) foi realizada na manhã do dia 3 de outubro. Ao todo, 13 bolsistas de iniciação científica do curso de Comunicação Social da UFPA apresentaram seus projetos de pesquisa na sessão, que teve como avaliadores o Prof. Dr. Fábio Castro, do PPGCom, e o Prof. Dr. Márcio Souza Gonçalves, do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

 

Os trabalhos apresentados na sessão abordaram temas diversos, de várias subáreas da Comunicação. Ana Luiza Teixeira, aluna do 3º semestre de Jornalismo e bolsista do projeto de pesquisa Trajetória da Imprensa no Pará, coordenado pela Profª Drª Netília Seixas, apresentou o trabalho “Acervos da UFPA e Comunicação no Pará: Buscando Evidências”. Esta foi a primeira vez que Ana Luiza participou do Seminário e ela conta que ficou assustada antes da apresentação. “As perguntas do público e do avaliador eram o meu maior medo, mas tudo ocorreu bem mesmo em frente aos imprevistos”, conta. A estudante também destaca a importância do Seminário para os bolsistas da iniciação científica: “O Seminário PIBIC não é somente uma prestação de contas, também é importante para ouvir opiniões diferentes sobre a pesquisa sendo desenvolvida. Quando você está imerso no trabalho às vezes fica difícil ver tudo por outra perspectiva.”

 

Os bolsistas do projeto Trajetória da Imprensa no Pará também produziram um pequeno jornal com textos informativos sobre a pesquisa de cada um. Lorena Emanuele, aluna do 5º semestre de Jornalismo e uma das bolsistas do projeto, foi a idealizadora do jornal. A estudante conta que a ideia surgiu dentro do projeto a partir de um outro jornal produzido pela professora Netília Seixas anteriormente. “A partir disso, a gente pensou em fazer uma nova edição do ‘Jornais Paraoaras’, mas voltada para o que o projeto está desenvolvendo agora”, conta. Lorena, responsável pelo projeto gráfico do jornal, explicou também que a ideia para o design também veio de outras publicações com as quais os bolsistas do projeto trabalham, a exemplo da “Semana Ilustrada”, jornal publicado durante o século XIX.


O jornal produzido pelos bolsistas do projeto Trajetória da Imprensa no Pará pode ser lido em: https://goo.gl/u7nq5M

 

 

Também no dia 3 de outubro, o Prof. Dr. Márcio Souza Gonçalves ministrou a palestra ​"Tecnologia de Comunicação, Cultura e Subjetividade: uma abordagem histórica", promovida pelo PPGCom. O evento foi realizado como parte do projeto “Diálogos Contemporâneos”, que desenvolve discussões e palestras acerca de temáticas específicas.
 

O professor Márcio tem graduação em Psicologia (1990), mestrado (1994) e doutorado (2000) em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor adjunto da UERJ e tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, subjetividade, livros e cultura impressa.

 

 

 

Please reload

Postagens
Recentes
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now