Alteridade e vida em comum em palestra no PPGCOM

1 Nov 2017

Na sua visita ao PPGCOM o professor Pierre-Antoine Chardel também proferiu uma palestra, aberta ao público em geral, sobre o tema "O cuidado com o comum: o desejo de estar junto. Reflexões sobre a consciência da alteridade na modernidade líquida". O evento ocorreu no auditório Setorial Básico 2 da UFPA, no dia 7 de novembro.

 

O pensamento de Zigmunt Bauman serviu, também, de ponto de partida para a palestra. Indagando sobre os processos de conhecimento, compreensão e tolerância do outro nas sociedades tecnológicas, Chardel discutiu os sentidos da identidade, da mesmidade, da alteridade e da sociabilidade em nossos dias. O que significa "estar junto" num espaço público grandemente marcado pelas tecnologias digitais e pelas redes sociais? Qual "consciência do outro" e que espaço público são possíveis nessas sociedades?

Essas questões foram abordadas a partir dos referenciais fenomenológicos que Chardel utiliza para construir suas análises: o pensamento de Lévinas – que também ecoa, profundamente, na obra de Bauman – e o de Derrida, dentre outros autores. Para ilustrar a questão e descrever a transformação experimentada pela sociedade entre processos midiáticos analógicos e os meios digitais, o professor também evocou as análises fenomenológicas da comunicação elaboradas por Günther Anders, ainda nos anos 1950.

Please reload

Postagens
Recentes
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now