PROJETO DIÁLOGOS

Criado em outubro de 2014 pelo PPGCom-UFPA, o Projeto Diálogos tem a finalidade de realizar e apoiar atividades acadêmicas extracurriculares, que contribuem para a produção de conhecimento e intercâmbio de saberes dos pesquisadores da área. É constituído por quatro vertentes – Diálogos Contemporâneos, Amazônicos, Metodológicos e Comunicacionais – que articulam momentos de diferentes naturezas, mas com um objetivo em comum: dinamizar debates sobre a comunicação, especialmente na Amazônia.

 

 Sobre suas vertentes:

 

  • Diálogos Contemporâneos - Mesas redondas, eventos e colóquios reunidos em torno de um tema específico.

  • Diálogos Amazônicos - Palestras, seguidas de debates sobre questões amazônicas com pesquisadores sobre a temática.

  • Diálogos Metodológicos - Espaço de troca entre docentes e discentes, para que possam expor e refletir sobre as questões enfrentadas em suas pesquisas.

  • Diálogos Comunicacionais – Entrevistas com pesquisadores da área da Comunicação sobre seus referidos objetos de pesquisa.

 

Algumas ações do Projeto Diálogos

Diálogos Contemporâneos

 

O "Diálogos Contemporâneos", que fomenta discussões e realiza palestras acerca de temáticas específicas, promoveu seu primeiro evento com o professor Pierre-Antoine Chardel, da Universidade de Paris V, que ministrou um curso sobre o pensamento de Zygmunt Bauman. A vinda do pesquisador suscitou um diálogo com a finalidade de realizar parceria de cooperação entre as duas universidades envolvidas (UFPA e Paris V) na construção de projetos de pesquisa, assim como a possibilidade de tradução dos trabalhos desenvolvidos pelo professor para a língua portuguesa. O curso de três dias foi encerrado com uma conferência aberta ao público, enriquecendo as ações extensão desenvolvidas pelo programa.

 


 

Diálogos Amazônicos

 

Na vertente "Diálogos Amazônicos", o projeto iniciou suas atividades com a participação do professor Marcello Gabbay,  doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, com estágio sanduíche na Universidade de Paris V, sob direção do professor Michel Maffesoli. Gabbay é professor na Universidade Estácio de Sá (RJ) e pesquisador vinculado ao Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC/UFRJ) e ao Grupo de Estudos em Música da Amazônia (GEMAM/UEPA). Outra participação importante ocorreu com o professor Antônio Maurício Dias Costa, doutor em Antropologia Social pela USP e pesquisador dos Programas de Pós-graduação em História e em Sociologia & Antropologia da UFPA. Este pesquisador é autor do livro “Festa na Cidade: o circuito bregueiro de Belém do Pará”, coordenador do grupo de pesquisa “História, Cultura e Meios de Comunicação” e desenvolve o projeto de pesquisa “Na Periferia do Sucesso: rádio e música popular de massa na Amazônia Paraense nas décadas de 1940 e 1950”. O professor também é co-Editor da Revista Estudos Amazônicos, do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia.

 

 

Diálogos Metodológicos

 

O segmento "Diálogos Metodológicos" realizou, em sua primeira ação, uma oficina de Elaboração de Projetos em Comunicação para atender alunos do mestrado e prováveis candidatos ao processo seletivo, possibilitando uma preparação preliminar na construção do projeto de pesquisa. A oficina foi ministrada pela professora  doutora Guaciara Barbosa de Freitas, durante seu período como bolsista pós doc no PPGCom.

 

O curso foi uma oportunidade de aproximação dos alunos com o objeto da comunicação, considerando as dificuldades enfrentadas na elaboração de um projeto de pesquisa, principalmente com as questões metodológicas, que vão desde a elaboração do problema com suas referências teóricas, o estabelecimento de conceitos e a pertinência ao campo, até procedimentos de observação e previsões de tratamento de dados.

 

Ainda nesta versão do projeto Diálogos, tivemos a participação do professor doutor Erasmo Borges, da UFPA/UNAMA, que debateu a semiótica como procedimento metodológico em comunicação. A teoria semiótica procura explicar os sentidos do texto. Para tanto, examina, num primeiro momento, os mecanismos e procedimentos de seu plano de conteúdo. Ou seja, o plano de conteúdo de um texto é concebido, metodologicamente, sob a forma de um percurso gerativo. O debate contou com a participação de alunos e professores do Mestrado, da graduação em Comunicação e Artes e demais interessados.

 

O professor Luiz Cláudio Martino, da Universidade de Brasília, participou do Diálogos Metodológicos com um curso sobre a Epistemologia da Comunicação. O momento foi propício para o debate acadêmico da importância da definição de uma ciência da comunicação e a partir de qual ângulo as interações comunicacionais mediadas podem ser analisadas.

 

Outra iniciativa importante que vem sendo ofertado anualmente a partir da vertente Diálogos Metodológicos são as oficinas de Currículo Lattes. As oficinas começaram em 2015, com o objetivo de auxiliar os alunos na elaboração de um currículo lattes comunicativo, ou seja, um documento que tem um caráter institucional e obrigatório pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, mas que seja compreensivo no mapeamento das atividades desenvolvidas pelos pesquisadores, com a discriminação das ações científicas, profissionais, artísticas e técnicas.

 

No primeiro ano do projeto, foram ofertadas as oficinas: "Currículo Lattes Comunicativo", ministrada pelas Profas. Lorena Cruz Esteves (FACOM/UFPA) e Monique Feio Igreja; e  "Projetos de Pesquisa em Comunicação", ministrada pela Profa. Brenda Vicente Taketa (NAEA/UFPA).

 

Em 2016, em mais uma rodada de atividades do "Diálogos Metodológicos", o  PPGCom ofereceu as oficinas "Criando seu currículo lattes", ministrada pela Msc.  Lorena Cruz Esteves e "Projetos de Pesquisa em Comunicação", ministrada pela Prof. Dra. Manuela do Corral Vieira. Ainda neste mesmo ano, o  Prof. Márcio Souza Gonçalves (PPGCOM/UERJ) apresentou a palestra “Tecnologia de Comunicação, Cultura e Subjetividade: uma abordagem histórica”.

 

Já em 2017, foram ofertadas as oficinas "Currículo Lattes" e “Plano de Pesquisa”, ministradas respectivamente pela Profa. Lorena Cruz Esteves (FACOM/UFPA)  e Aline Meriane do Carmo de Freitas (Aluna egressa do PPGCom/UFPA).


 

Diálogos Comunicacionais

 

O Diálogos Comunicacionais é um espaço para realizar entrevistas com professores, pesquisadores, alunos e egressos, para compreender suas pesquisas e reconhecer os estudos em comunicação na Amazônia.

 

O primeiro evento contou com a participação dos professores Ciro Marcondes Filho, da Universidade de São Paulo, e Luiz Claudio Martino, da Universidade de Brasília,  que exploraram os meandros da pesquisa em epistemologia da comunicação no Brasil, objetivando  compreender a relação dos estudos realizados em âmbito nacional e regional. Outra participação importante foi realizada com o professor Prof. Dr. Norval Baitello Jr., da PUC-SP, que em entrevista à professora Rosaly Brito falou sobre comunicação e temporalidades. A entrevista foi gravada pela equipe do Academia Amazônia e está disponível em: https://youtu.be/PmE9GK3wROk

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now