Normas do PPGCOM

As normas do PPGCOM, aprovadas na Reunião Extraordinária do Programa em 22/06/2011 e atualizadas na Reunião Ordinária em 24/02/2012, fornecem orientação para o funcionamento do programa e sobre as exigências para obtenção do título de Mestre em Ciências da Comunicação no Programa. Aqui se destacam alguns pontos que constituem as Normas atualizadas.

 

Um dos primeiros pontos tratados é quanto às exigências para a obtenção do título de Mestre. Assim, o discente deve se matricular regularmente nos devidos semestres. Cursar no mínimo 30 créditos (15 em disciplinas e 15 relativos ao processo de elaboração e defesa da dissertação). Ser aprovado nas disciplinas, na qualificação do projeto e na defesa da dissertação.

 

Em relação ao desempenho acadêmico e científico, frisa-se que a área de concentração das disciplinas oferecidas do PPGCOM é a Comunicação. As disciplinas dividem-se em obrigatórias, que devem ser cursadas no Programa e as optativas que podem ser cursadas no PPGCOM-UFPA ou em qualquer Programa recomendado pela CAPES. O discente será considerado aprovado na medida em que obtiver o conceito mínino “Regular” (5,0 a 6,9 pontos) e ter presença mínima de setenta e cinco por cento (75%) nas aulas.

 

Um momento fundamental do Mestrado é o Exame de Qualificação do projeto de pesquisa. Este exame é obrigatório. Isso significa que os discentes regularmente matriculados devem submeter à avaliação o relatório de desenvolvimento da pesquisa de Dissertação em andamento. A avaliação será feita por uma Comissão Examinadora. Neste momento, os discentes expõem o Memorial de Atividades (o que se elaborou e produziu durante as disciplinas) e o Projeto de Pesquisa da Dissertação (a consolidação teórico-metodológica da ideia proposta no anteprojeto de pesquisa). Se, no Exame de Qualificação, o discente não for aprovado, ele terá mais uma chance de se submeter a uma segunda avaliação, e se ainda assim não for aprovado, o discente é desligado do Programa.

 

Entre os motivos que poderão levar o discente a ser desligado do PPGCOM estão: a não realização de matrícula regular; reprovação em duas disciplinas; duas reprovações no Exame de Qualificação; exceder o prazo de cumprimento do curso (24 meses); prática de plágio e outros.

 

No decorrer do curso, o discente poderá solicitar o Trancamento Justificado de Matrícula, por Disciplina ou Geral. O trancamento será considerado justificado quando ficar comprovada a impossibilidade de o discente continuar no Programa. Pode-se trancar uma ou mais disciplinas, somente se ainda não tiver sido cumprido 1/3 das atividades e sem exceder dois períodos letivos. Já o Trancamento Geral de Matrícula não poderá ultrapassar um período letivo. Neste caso, para retornar à situação regular, o discente deve se matricular novamente no Programa.

 

Para os discentes bolsistas, o Estágio Docência é obrigatório. O estágio integra as atividades do PPGCOM. A duração mínima é de um semestre letivo. Para realizar o Estágio, porém, o discente deverá antes ter cursado e ser aprovado na disciplina Teorias da Comunicação.

As bolsas de estudos são concedidas por agências de fomento de ensino, como a CAPES. Elas duram no máximo 24 meses. A distribuição, a renovação e o cancelamento ficam a critério da Comissão do PPGCOM. Entre os critérios para concessão e manutenção de bolsas estão: a dedicação integral do discente às atividades do PPGCOM, o alcance da melhor classificação no processo seletivo, desempenho com rendimento Bom (B) nas disciplinas e estágio docência,  dentre outros. Ressalta-se que a aprovação no processo seletivo não garante, obrigatoriamente, a concessão de bolsas.

 

O PPGCOM aceitará discentes de outros Programas, desde que haja vagas nas disciplinas ofertadas e os discentes estejam regularmente matriculados em Programa recomendado pela CAPES. Também podem solicitar matrícula no PPGCOM discentes de Programas de Pós-Graduação internacionais, desde que em convênio vigente com a UFPA.

O diploma de Mestre em Ciências da Comunicação será expedido somente após o cumprimento das exigências do PPGCOM e resultado final positivo (aprovado) da defesa de Dissertação.

 

Para mais informações sobre as Normas do PPGCOM atualizadas, acesse aqui.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now