Projetos de Extensão

Academia Amazônia: divulgação, jornalismo científico e linguagem audiovisual na Amazônia

Coordenadora: Profª. Drª. Alda Cristina Silva da Costa

Integrantes: Carla Beatriz Dias Marques, Profª Drª Célia Regina Trindade Chagas Amorim, Daniel Moraes da Costa Chagas, Fernando Antônio Ribeiro Leite de Jesus, Guilherme Guerreiro Neto, Marcelo Rosa Marques, Mauro Celso Feitosa Maia, Nathan Nguangu Kabuenge, Nelson Alexandre Alcântara Nunes, Patricia de Vasconcellos Silva, Prof. Dr. Otacílio Amaral Filho, Profª Drª Vânia Maria Torres da Costa, Vitória Mendes Alves.

Período: 2007 - Atual

Financiamento: Fadesp, ILC/UFPA

 

Resumo: Ao longo de mais de vinte anos, o projeto Academia Amazônia da Faculdade de Comunicação/UFPA, captou e catalogou um dos maiores acervos imagéticos, incluindo vídeos e documentários sobre diversos campos da ciência, tecnologia, meio ambiente e cultura amazônica.  O projeto se consolidou como o primeiro na área do jornalismo científico audiovisual na Amazônia. Hoje é uma referência.    Desde o início da década de 1990, quando o projeto foi implantado na Universidade Federal do Pará, estabeleceu uma relação de comunicação com a sociedade, a partir das atividades desenvolvidas pela Instituição. Visibilizou e socializou o conhecimento produzido pelos pesquisadores e as instituições. O  projeto Academia Amazônia se insere na proposta elaborada pela Faculdade de Comunicação de referenciar as atividades exitosas do curso de Comunicação Social nos seus quase 40 anos de existência na Amazônia. Trata-se de um projeto inédito de jornalismo científico na linguagem audiovisual sobre a Amazônia, um dos primeiros do gênero no país. O projeto trabalha a interface entre o acadêmico e a sociedade, sendo mediado por professores, pesquisadores, alunos, ou seja, a instituição de uma forma geral. O projeto permite o compartilhamento da produção de conhecimento com a  sociedade.

 

Site: academiaamazoniaufpa.com

Caminhos da UEPA

Coordenadora: Profª Drª Maria Ataide Malcher

Integrantes: Edenice Pereira da Silva, Fernanda Chocron Miranda, Gleidson Wirllen Bezerra Gomes, Igor Silva de Oliveira, Iris de Araujo Jatene, Mariana Costa Castro, Suelen Miyuki Alves Guedes, Suzana Cunha Lopes.

Período: 2010 - 2013

Financiamento: UEPA

 

Resumo: O projeto "Caminhos da UEPA" dedica-se à produção de estratégias comunicacionais em diferentes linguagens – TV, rádio e web – para divulgação das ações de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Estadual do Pará – UEPA, a partir do conceito de “sensocomunizar" o conhecimento científico de autoria do teórico Boaventura de Souza Santos, que destaca a necessidade de divulgação da ciência de modo que o conhecimento produzido seja passível de apropriação pela sociedade. A proposta é que os programas atuem como mediação estratégica entre o conhecimento especializado produzido pela comunidade acadêmica da UEPA e o público em geral, possibilitando assim que este possa conhecer e também se apropriar do conhecimento que a instituição promove.

 

 

Banco Imagético da Amazônia – BIA

Coordenador: Prof. Dr. Otacílio Amaral Filho

Integrantes: Fernando Antônio Ribeiro Leite de Jesus,  Marcelo Rosa Marques, Nelson Alexandre Alcântara Nunes, Nathan Kabunge, João Loureiro, Jéssika Nancy, Raisa de Araújo.

Período: 2015-2016

 

Resumo: Banco Imagético da Amazônia é um projeto de extensão que teve início em março de 2014, com a decupagem de 300 fitas, entre as mídias DVCAM e S-VHS, em torno de três horas e meia de gravação. Tem como finalidade criar um dos maiores acervos audiovisuais sobre a região amazônica, dentro da Universidade Federal do Pará. A proposta objetiva decupar, organizar e visibilizar o acervo de imagens, capturado em mais de 20 anos de existência do projeto Academia Amazônia, ligada à Faculdade de Comunicação e à Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa. O projeto possui um número considerável da memória imagética das instituições de pesquisa da Amazônia. O Academia Amazônia nasceu na década de 1990, na Pró-Reitoria de Extensão, com objetivo de ser o espaço de divulgação da Universidade Federal do Pará, mantendo uma relação com a sociedade a partir do conhecimento produzido pelos pesquisadores.  Em 22 anos de criação, a Academia Amazônia – que trabalha, principalmente, com a linguagem audiovisual – formou um dos maiores acervos sobre a Amazônia, incluindo vídeos e documentários sobre diversos campos da ciência, tecnologia, meio ambiente e cultura. Ainda nos seis primeiros anos de existência, o projeto criou e disponibilizou para todo o Brasil, em rede aberta nacional, o programa ‘Academia Amazônia’, pioneiro na divulgação dos resultados de ações de instituições de pesquisa, como o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Instituto Evandro Chagas (IEC), Embrapa e Universidade Federal do Pará (UFPA). A Academia possui um substancial material, ou seja, imagens em linguagem audiovisual, que precisa de um tratamento adequado para ser disponibilizado para consultas, pesquisas e estudos.

Eureka!: descobrindo a ciência com as ondas do rádio

Coordenadora: Profª Drª Luciana Miranda Costa

Integrantes: Amanda de Oliveira Silva, Bianca Marvão Rodrigues, Juliana de Kassia de Oliveira Angelim, Suzana Cunha Lopes, Vinicius Monteiro.

Período: 2011-2012

Financiamento: MEC

 

Resumo: O projeto de extensão tem como objetivo principal contribuir para a 'alfabetização científica' por meio da divulgação da ciência em um programa radiofônico voltado para o público infantil. Atualmente, a produção midiática para esse público é vasta, contudo, principalmente no veículo radiofônico, a divulgação científica é pouco explorada. Com o desafio de tornar a ciência acessível e interessante para crianças de 6 a 12 anos, concebeu-se o 'Eureka!', um programa com participação em estúdio de estudantes de escolas públicas e privadas de Belém. Como pressuposto que guia todas as etapas de produção do programa, está o conceito de que a criança é um ser social atuante e produtor de cultura.

Rádio Web UFPA

Coordenadora: Profª Drª Luciana Miranda Costa

Integrantes: Alesson Luis Rodrigues Lameira, Dayane Viviane Rodrigues de Oliveira, Edson Feitosa Palheta, Elissandra Cristina Batista, Fabricio Natalino Bentes Queiroz, Jobson Murilo Barbosa Marinho, Joel Cardoso da Silva, Luana Tereza Coelho de Oliveira, Monica Melo Salgado, Raphael Castro da Conceicao, Rodrigo Pinto de Macedo, Rogerio Andreson de Almeida Silva, Ronaldo Palheta da Silva, Tassilene Cristina de Lima e Silva

Período: 2011-2012

Financiamento: MEC

 

Resumo: O projeto Rádio Web UFPA visa proporcionar um novo canal de divulgação das atividades científicas e acadêmicas desenvolvidas pela universidade. Um dos principais diferenciais de uma rádio web, em relação a uma rádio convencional, é a possibilidade de que o ouvinte (professor universitário, aluno, funcionário ou professor do Ensino Médio) possa ter um banco de dados à sua disposição. Por meio de busca por palavras-chave, o interessado poderá ouvir e “baixar” programas sobre os mais variados temas (genética, aquecimento global, literatura e outros) veiculados e armazenados, assim como palestras e entrevistas. Trata-se de um importante instrumento pedagógico e de socialização do conhecimento científico produzido na UFPA. Na concepção e execução dos programas, conta com a participação de professores e alunos do curso de Comunicação Social.

 

Site: radio.ufpa.br

Minuto da Universidade

Coordenador: Profa. Alda Cristina Costa

Integrantes: Mayron Gouvea, Fernando Antônio Ribeiro Leite de Jesus,  Marcelo Rosa Marques, Nelson Alexandre Alcântara Nunes, Patricia de Vasconcellos Silva, Thais Souza, Raisa de Araújo, 

Período: 2015-2016

 

Resumo: O Minuto da Universidade foi retomado em 2014 com a elaboração e divulgação, em linguagem audiovisual, das pesquisas, serviços e projetos desenvolvidos pela Universidade Federal do Pará junto às comunidades. O projeto é uma continuidade de um trabalho desenvolvido nos primeiros anos do Academia Amazônia e que visibilizou as ações da Universidade, assim como possibilitou ouvir as populações envolvidas com as ações, projetos e serviços da UFPA. Além de divulgar o Minuto cumpre o papel de publicizar a inserção da Universidade na sociedade. Conforme preconiza a Declaração Mundial sobre a Educação Superior, quando analisa o acelerado processo de transformação, “a sociedade cada vez mais tende a fundamentar-se no conhecimento de modo que a educação superior e a pesquisa atuam hoje como parte fundamental do desenvolvimento cultural, socioeconômico e ecologicamente sustentável dos indivíduos, comunidades e nações”. Ao reapresentarmos o projeto ao edital PIBEX, como também o fizemos em 2014, buscamos a continuidade do mesmo, assim como o papel social a ser desenvolvido pelas instituições de socializar e divulgar as ações e envolver e ouvir as pessoas contempladas pelos projetos. O Minuto tem como objetivo divulgar a produção científica e cultural da maior Universidade da Amazônia. É um programa televisivo de um minuto produzido para ser exibido em canais de TV aberta. Destina-se a compartilhar com a sociedade em geral as ações da UFPA a partir de seus 11 campi na área do ensino, da pesquisa e da extensão, visando a democratização do conhecimento. Vinculado ao projeto Academia Amazônia, o programa foi exibido durante 11 anos e está fora do ar desde 2011. Com esta proposta, pretende-se retomar sua produção e exibição.

DOCUMENTÁRIOS BIOGRÁFICOS DA AMAZÔNIA – DocBio

Coordenador: Profa. Dra. Célia Amorim Trindade

Integrantes: Fernando Antônio Ribeiro Leite de Jesus, Marcelo Rosa Marques, Nelson Alexandre Alcântara Nunes, Luciana Vasconcelos, Milene Sousa, Patricia Vasconcelos, Raisa de Araújo.

Período: 2015-2016

 

Resumo: DOCUMENTÁRIOS BIOGRÁFICOS DA AMAZÔNIA, que nasce da necessidade de se produzir documentários biográficos de pessoas que vivem na Amazônia paraense, especialmente aquelas que contribuíram ou contribuem, nas mais diversas áreas, com o desenvolvimento da cultura na região. Trata-se de documentar relatos orais, verdadeiras verbalizações das experiências de vida desses cidadãos, para formar uma memória para futuras gerações. A finalidade da práxis biográfica, de natureza audiovisual, apresenta como fio condutor da investigação o seguinte questionamento: Quem é o homem amazônico? A ideia é perseguir este sujeito amazônico, fazê-lo narrar sua própria cultura que, em última instância, é a cultura da Amazônia. São vozes significativas de um universo simbólico rico de crenças, sensibilidade e especificidades na relação entre cultura e natureza. O registro dessas experiências será efetuado por meio de gravações, entrevistas e formação de um banco de imagens das pessoas e locais de suas construções ou significações. O projeto DOCUMENTÁRIOS BIOGRÁFICOS DA AMAZÔNIA, natureza pesquisa e extensão, começou suas atividades em março de 2015 e tem o apoio do Academia Amazônia, ambos ligado à Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal do Pará (UFPa).

 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now