O segmento "Diálogos Metodológicos" realizou, em sua primeira ação, uma oficina de Elaboração de Projetos em Comunicação para atender alunos do mestrado e prováveis candidatos ao processo seletivo, possibilitando uma preparação preliminar na construção do projeto de pesquisa. A oficina foi ministrada pela professora  doutora Guaciara Barbosa de Freitas (bolsista pós doc do PPGCom).

 

O curso foi uma oportunidade de aproximação dos alunos com o objeto comunicação, considerando as dificuldades enfrentadas na elaboração de um projeto de pesquisa, principalmente com as questões metodológicas, que vão desde a elaboração do problema com suas referências teóricas, o estabelecimento de conceitos e a pertinência ao campo, até procedimentos de observação e previsões de tratamento de dados.

 

Ainda nesta versão do projeto Diálogos, tivemos a participação do professor doutor Erasmo Borges, da UFPA/UNAMA, que debateu a semiótica como procedimento metodológico em comunicação. A teoria semiótica procura explicar os sentidos do texto. Para tanto, examina, num primeiro momento, os mecanismos e procedimentos de seu plano de conteúdo. Ou seja, o plano de conteúdo de um texto é concebido, metodologicamente, sob a forma de um percurso gerativo. O debate contou com a participação de alunos e professores do Mestrado, da graduação em Comunicação e Artes e demais interessados.

 

O professor Luiz Cláudio Martino, da Universidade de Brasília, participou do Diálogos Metodológicos com um curso sobre a Epistemologia da Comunicação. O momento foi propício para o debate acadêmico da importância da definição de uma ciência da comunicação e a partir de qual ângulo as interações comunicacionais mediadas podem ser analisadas.

 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now